terça-feira, 2 de março de 2010

Consciência

Luta difícil esta, a de travar discussão com a consciência.
Muitas vezes ela tem razão, mas as vezes desconfio de suas tendências.
Algumas vezes eu a pego tão distraída que concluo que não posso confiar nela.
Em certas ocasiões ela está tão convicta que tenho de ceder.
Confesso que muitas vezes tentei ludibriá- la, mas depois me senti culpado.
Algumas vezes decidi desprezá- la, mas também cheguei à conclusão,de que a sua paciência merecia respeito.
Outras vezes pensei que ela estava enferma, porém percebi que ela estava somente triste por eu não considerá- la, não ouví- la.
Depois de pensar e analisar o andamento das coisas, me senti um tolo, estava lutando contra alguém que durante todo o tempo está tentando polir, dirigir, aperfeiçoar, e me salvar dos ímpetos do meu ser.
No fim das considerações entendi que ter a mente de Cristo, é ter as atitudes de uma consciência pura diante de Deus, "sem a qual ninguém verá ao Senhor".
Crentes sinceros e piedosos de todo o mundo já mostraram em suas experiências, que a partir do momento em que purificaram suas consciências, suas atitudes mudaram, e a partir daí começaram a ver os milagres do Senhor.
Os crentes querem ter vitória, querem ter experiência com Deus, querem ter o poder de realizarem grandes coisas para o Senhor, mas vivem vidas medíocres em seu íntimo, e continuam querendo poder; ainda não aprenderam que a santificação começa no mais profundo do nosso ser, e os resultados irão além.
A santificação começa em nossa consciência.
A consciência aliada ao Espírito Santo é a fórmula vitoriosa da vida que glorifica ao Senhor.
.
Devemos manter a fé e a consciência limpa. Porquanto muitos, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 1 Tim 1:19

10 comentários:

  1. OI Peres , acredito que através do nosso relacionamento intimo com Deus, podemos manter nossa consciência limpa e defender a verdade de Deus diante do que é falso. Enfim nem sempre as batalhas se dão no campo das idéias. Não sei se consegui alcançar seu raciocinio, rsrsrs, é que vc é muito profundo.
    E como está o Gerson e a Ana Lucia, me dê noticias, ok? Abração.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que esse é um dos grandes segredos dos servos de Deus, é o que os guarda e protege: a consciência aliada ao Espírito Santo.
    A consciência moral existe e até tem certos efeitos no homem sem Deus, mas certamente não garante que seu dono permaneça resguardado do pecado.
    Eu acho que esse verso de I Timóteo que vc citou é o mais verdadeiro retrato do que acontece quando há permissividade, ou seja, quando o sujeito negocia com a nova consciência.
    É uma luta constante para todos os nascidos de novo, mas a pretexto de liberdade no Espírito e graça, muitos naufragam na fé messssssmo.
    Tudo se torna comum, tudo é normal, nada demais...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Peres, que alegria saber que a Ana, o Gerson e o filho estão reagindo, Glória a Deus! Como Deus é gracioso ,sua bondade em nos ouvir e responder me emocionam. Eu creio que a restauração será completa e que Deus os livrará de toda a angustia e não deixará que o Gerson se perca. A história ainda não acabou e o final dela será de uma enorme vitória. Sei que quando alguém está sobre uma angustia profunda, a mente fica tão sobrecarregada que as vezes o que falamos não surte tanto efeito. Porém Creio que o Espirito santo continuará trabalhando neles e os encorajando a prosseguir e eles vão chegar aonde Deus quer.Continuamos firmes aqui intercedendo, oK? VLW meu amigo por me dar noticias , papai vai ficar contente, pois estes dias ele me preguntou , e eu disse que estava aguardando um retorno seu. Agora já tenho boas novas pra ele, como vc diz, belezzzzzzzzzza.

    ResponderExcluir
  5. Toninho, toma 3 Diazepan pra entrar no meu blog hoje - hahaha...
    APAGA DEPOIS.

    ResponderExcluir
  6. A Consciência e a Mente de Cristo que devemos ter, deve ser alimentada, cultivada, todos o dias, com a Palavra, orações sinceras e não mecânicas e burocráticas, e a comunhão com outros que cultivam o mesmo pensamento, senão, ela fica adormecida, perece, morre..., acabamos então adquirindo a consciência do mundo, do inimigo...

    ResponderExcluir
  7. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    MEdite em Pv 4.18

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: As hesitações de Pilatos

    P.s>>> Caso o irmão se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Oi meu amigo. Obrigada por me felicitar pelo nosso dia e pelo hino que ficou demais, rsrs, só vc mesmo kkkkkkk. Só não gostei da inveja santa que vc está da Débora , tirou a foto dela só porque ela é mais linda que vc, Arrependa-se!rsrs, (brincadeira) os dois são lindos do Senhor. Semana abençoada pra vc meu amigo, paz.

    ResponderExcluir
  9. Consciência pura é fruto da mais verdadeira morte. Nossa consciência é sujinha quando estamos vivos e tomamos as decisões que o nosso mais íntimo e vivo EU determina. A morte é a saída.
    O meu desejo maior é morrer para o encontrar e viver para o adorar. Talvés seja essa uma das loucuras do reino. Em Cristo podemos estar mortos e vivos ao mesmo tempo.
    Não sei se estou comentando ou viajando. Sei lá.... Mas tenho certeza de uma coisa...eu quero ver o Pai.
    Um grande abraço
    Graça e paz
    Franklin

    ResponderExcluir
  10. Estou sem palavras para comentar o q vc escreveu....faço das suas palavras as minhas!
    Saudades de passar por aqui!!
    um grande abraço

    ResponderExcluir