segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Nuances da prosperidade..Salmo de Asafe.

Com efeito, Deus é bom para com o seu povo,
para com os de coração limpo.
Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés;
pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
Pois eu levava em consideração os arrogantes,
ao ver a prosperidade dos perversos.
Para eles não há preocupações,
o seu corpo é sadio e nédio.
Não partilham das canseiras dos mortais,
nem são afligidos como os outros homens.
Daí, a soberba que os singe como um colar,
e a violência que os envolve como manto.
Os olhos saltam-lhes da gordura;
do coração brotam-lhes fantasias.
Mortejam e falam maliciosamente;
da opressão falam com altivez.
Contra os céus desandam a boca,
e a sua lingua percorre a terra.
Por isso, o seu povo se volta para eles
e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos.
E diz: Como sabe Deus?
Acaso, há conhecimento no Altíssimo?
Eis que são estes os ímpios;
e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas.
Com efeito, inutilmente conservei puro o coração
e lavei as mãos na inocência.
Pois de contínuo sou afligido
e cada manhã, castigado...........
Se eu pensara em falar tais palavras,
já aí teria traído a geração de teus filhos.
Em só refletir para compreender isso,
achei mui pesada tarefa para mim;
até que entrei no santuário de Deus
e atinei com o fim deles.
Tu, Senhor, certamente os pões
em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.
Como ficam de súbito assolados,
totalmente aniquilados de terror!
Como ao sonho, quando se acorda,
assim ó Senhor, ao despertares,
desprezarás a imagem deles.
Quando o coração se me amargou
e as entranhas se me comoveram
eu estava embrutecido e ignorante;
era como um irracional à Tua presença.
Todavia, estou sempre com o Senhor.
Tu me seguras pela mão e me guias com o Teu conselho,
e depois me recebes na glória.
Quem mais tenho eu no céu?
Não há outro em quem eu me compraza na terra.
Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam,
Deus é a fortaleza do meu coração
e a minha herança para sempre.
Os que se afastam de Ti, eis que perecem;
Tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
Quanto a mim, bom é estar junto a Deus.
No Senhor Deus ponho o meu refúgio,
para proclamar todos o seus feitos.
Aleluia!

Um comentário:

  1. Tio, esse Salmo é realmente maravilhoso!! Venho "dar as caras" para explicar o meu sumiço, quer dizer explicar por aqui não dá, mas se vc ainda acessar seu e-mail regularmente me avise que vou te mandar alguma coisa.
    Tem sido um tempo de desânimo até pra cuidar do meu blog, escrevo aos empurrões.
    Algumas lutas nos cercaram me deixando meio desmotivada, mas sei que meu Redentor vive!
    Abraço, inté.

    ResponderExcluir